O zumbido é uma percepção involuntária do som, originado dentro da cabeça, podendo ser constante ou intermitente. Normalmente, é ouvido apenas pelo indivíduo afetado, podendo ser descrito de várias formas como chiado, apito, assobio, entre outros. É um sinal do corpo indicando que há algo de errado.
Alguns fatos sobre o zumbido:
-Ele é um sintoma, não uma doença.
-Não há cura reconhecida, mas algumas alternativas podem proporcionar alívio.
-Afeta cerca de 15% da população mundial.
-Pode ser causado por distúrbios neurológicos (como tumores cerebrais), disfunções de ATM, problemas vasculares, uso de medicamentos, estresse, falta de vitaminas ou disfunções hormonais.
-Até 85% das pessoas que sofrem com zumbido também tem uma perda auditiva.
A percepção do zumbido depende de como ele se compara aos sons do ambiente. Ele se mistura com o ruído de fundo, embora tenha a mesma intensidade. O nosso sistema auditivo identifica sons com significado, incluindo o zumbido. Quanto maior o foco sobre ele, mais ele é reconhecido e mais fortes são seus padrões neurais.
O zumbido envolve mais do que apenas o nosso sistema auditivo. Como reagimos a ele pode envolver o sistema límbico (responsável pelo processamento das emoções) e o sistema nervoso autônomo (reações físicas). Se o zumbido causa sentimentos negativos, isso pode levar a reações físicas como estresse, que consequentemente faz com que a percepção do zumbido piore, estabelecendo assim um ciclo vicioso.
O tratamento mais eficaz atualmente para o zumbido é a ambientalização, que consiste em um enriquecimento sonoro, com o objetivo de envolver o zumbido em um som neutro para que ele seja facilmente ignorado. Os aparelhos auditivos mais modernos da linha ReSound contam com Gerenciador de Som para Zumbido, que utiliza sons da natureza afim de aliviar seus sintomas.
Além disso, o aplicativo ReSound Relief é um dos mais eficazes do mercado para aliviar e gerenciar o zumbido. Como parte de um programa de gerenciamento de zumbido, o ReSound Relief oferece uma combinação de terapia de som, exercícios relaxantes, meditação e orientação, sempre e onde quiser.
Alertamos ainda que nenhum tratamento para o zumbido funciona imediatamente: é preciso tempo e compromisso com você para obter controle sobre o seu zumbido. Você precisará construir as habilidades e estratégias sugeridas para você e incorporá-las em sua vida. Mas seja paciente, a maioria dos programas de gerenciamento de zumbido visam ensinar o cérebro a ficar menos distraído com sons de zumbido enquanto aprende a se concentrar em outros sons ou coisas importantes para você. Com os sons de zumbido relegados ao fundo, as pessoas que sofrem de zumbido podem se concentrar nas coisas mais importantes da vida.
Douglas Hungaro – Fonoaudiólogo Ampliare